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5 Erros de Marketing que Estão Fazendo Seu Negócio Perder Dinheiro

Atualizado: 3 de abr.


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Se você está cometendo algum dos cinco erros que vou cobrir neste artigo, então você está perdendo dinheiro. Não há uma forma mais branda de dizer isso.

Neste artigo:


Introdução

1. Um Funil de Vendas Ineficiente

2. Métricas de Desempenho Ausentes

3. Evitar o Marketing

4. Postagem de Conteúdo Casual

5. Quantidade de Conteúdo Insuficiente

Conclusão


No melhor dos casos, suas campanhas de marketing não estão sendo tão eficazes ou lucrativas quanto poderiam ser com alguns ajustes simples. E são esses ajustes que vou compartilhar com você aqui e agora.


Saber que você está cometendo alguns erros fatais de marketing é uma coisa, mas receber soluções passo a passo para transformar completamente o seu negócio é um nível totalmente novo de valor e importância.


Nunca houve um momento mais crucial para acertar nisso com os custos de marketing em alta, a concorrência em um nível recorde. E além disso uma oferta quase esmagadora de:

  • novas táticas,

  • ferramentas

  • e estratégias de marketing para escolher.


O ponto é que não está fácil lá fora e, se você estiver cometendo algum desses erros, estará tornando tudo mais difícil para si mesmo. Vamos corrigir isso agora, começando por:


 1. Um Funil de Vendas Ineficiente


Com tudo ficando mais caro e mais competitivo, a maneira de vencer é ser estratégico e extrair o máximo de cada esforço.

E é isso que um funil de marketing bem projetado faz.

Um funil de marketing, também conhecido como funil de vendas ou simplesmente funil, é uma maneira de mapear visualmente a jornada do cliente desde o primeiro contato com o seu negócio até a compra final.


O maior erro aqui é não ter um funil de marketing ou, mais precisamente, não pensar sobre o seu funil de marketing. Em vez disso, apenas esperar e rezar para que, magicamente, os clientes simplesmente encontrem o seu negócio e comprem de você.


Mas isso não é marketing; é feitiçaria — e feitiçaria exige um conjunto de habilidades completamente diferente, que nem estou qualificado nem interessado em discutir.


Dito isso, por mais óbvio que pareça, a solução é ter um funil! E o jeito mais fácil de mapear o seu funil é começar pelo final.


Pense no que acontece quando um cliente compra de você, e então faça o processo inverso. Essencialmente quebre cada etapa anterior que alguém teve que passar para chegar até o ponto final de se tornar um cliente.

2. Métricas de Desempenho Ausentes


Um dos maiores motivos pelos quais o marketing digital não funciona é porque ele não foi projetado para funcionar.


Por exemplo, quando a maioria das pessoas pensa em marketing, elas pensam em criar conteúdo para o Instagram, escrever um blog, começar um podcast ou um canal no YouTube. Elas criam conteúdo, o divulgam e se perguntam por que o negócio não está crescendo.


Bem, amigo, vou te contar. É porque uma postagem de mídia social, um blog, um podcast ou até mesmo um canal no YouTube — o santo graal do marketing de conteúdo — não crescem negócios sozinhos.


Isso porque todas essas coisas são apenas ferramentas e táticas que você pode usar a serviço de um objetivo maior. O objetivo de:

  • fazer vendas,

  • gerar clientes e

  • aumentar a receita.


O problema é que, ao fazer coisas apenas por fazer, sem nenhuma ideia clara de como, quando ou se elas vão gerar receita, é simplesmente uma loucura.


Você precisa conhecer seus números: suas métricas, seus dados analíticos. Você precisa saber quais táticas estão gerando resultados e quais não estão, e precisa saber de onde vêm suas chamadas, cliques e tráfego.

A solução para não precisar se preocupar com seus números é... conhecer seus números! Você pode se perguntar, "Quais são esses números?"


Ferramentas de Análise das Métricas

Bem, eu uso o Google Analytics, que é uma das ferramentas oficiais do Google para se entender as métricas do negócio. Também uso o Bussines Suite para as Métricas do facebook e Instagram

Vou colocar aqui um link dessas ferramentas para que você entre e se familiarize com elas. São gratuitas e acessíveis a todos. Estude, gaste tempo aprendendo essa ferramenta, porque ela será sua companheira se você tem pretenções de crescer o seu negócio.


Um cara que me ajudou muito nessa jornada, e olha que ainda sou "um bebê", foi o Adriano Gianini. E antes que você diga "aí vem mais um vendedor de curso" eu te aconselho a ficar somente no material grátis que ele disponibiliza no YouTube.


Tem conteúdo gratuito suficiente para você se tornar um expert em métricas. E não fique preso apenas a ele. Tem muitos caras feras em marketing na internet com conteúdo gigante e gratuito para você se deliciar.


3. Evitar o Marketing


O marketing é o elemento mais importante para o sucesso de um negócio. Afinal, é o trabalho do marketing ajudar você a espalhar a palavra, conquistar mais clientes e fazer mais vendas.


Mas evitar o marketing é uma armadilha fácil de cair e pode ser fatal para o crescimento do seu negócio.

Quando as coisas estão indo bem, há uma voz que diz: "Ei, as coisas estão boas. Talvez você possa desacelerar um pouco, relaxar, dar um tempo no marketing."


Mas o problema do marketing é que há um tempo de atraso; ou seja, há um intervalo entre as ações que você faz hoje e os resultados que vai obter no futuro.

É como ir à academia e comer de forma saudável: ninguém espera malhar uma vez ou comer uma única maçã e, misteriosa e magicamente, ficar em ótima forma.


Por isso, o melhor momento para fazer marketing é quando você não precisa dele. Se você esperar para começar o marketing até que as coisas fiquem lentas e você realmente precise, talvez seja tarde demais.

E você vai precisar trabalhar o dobro para obter metade dos resultados.


4. Postagem de Conteúdo Casual


Se você ainda não está em um relacionamento sério de longo prazo com o marketing de conteúdo, agora é a hora.

O marketing de conteúdo é uma das formas mais eficazes de marketing que existe, e a boa notícia é que é uma das mais simples de entender.

O marketing de conteúdo é apenas fazer coisas para as pessoas e colocá-las no mundo. Em outras palavras, é criar conteúdo para o seu mercado. Mas há uma diferença entre conteúdo bom e conteúdo ruim.


O conteúdo bom é aquele que seu mercado acha interessante, valioso e quer mais. Não tem nada a ver com o valor de produção ou o quão bonito e elegante ele é, ou quanto tempo, dinheiro ou energia você investiu nele.


O conteúdo ruim, por outro lado, é aquele que seu mercado não gosta, não acha valioso e não quer mais. A única maneira de ver o que o seu mercado considera bom ou ruim é criar conteúdo e colocá-lo lá fora para ver o que funciona e o que não funciona.


5. Quantidade de Conteúdo Insuficiente


A quantidade de conteúdo que você posta também importa. Em marketing, a consistência é a chave. Quando se trata de marketing, você pode fazer pouco ou muito.


A maioria das pessoas começa fazendo o mínimo possível:

  • um post ocasional nas redes sociais,

  • enviar um e-mail ou dois,

  • talvez investir alguns dólares em anúncios de vez em quando, mas é só.


O problema com essa abordagem é que ela não atinge pessoas suficientes, vezes suficientes, para que elas tomem alguma ação. Você precisa experimentar o que ressoa com seu público, como quantidade de postagens, melhor horário para entregar, etc.


O ponto é que, ao encontrar esse equilíbrio de quantidade e qualidade, você pode aumentar significativamente suas chances de sucesso.


Conclusão Sobre os Erros de Marketing


Então esses são os cinco erros de marketing que podem estar custando caro ao seu negócio. Podem e certamente haverão outros que você precisará avaliar a medida que cresce.


No entanto, se você começar a avaliar e priorizar esses pontos que discutimos no artigo, você já estará no caminho para o crescimento do seu negócio.


Ajuste suas estratégias, meça seus resultados e veja como suas campanhas de marketing podem se transformar. E lembre-se, aprendizado constante é o que vai fazer você se tornar um expert em marketing e vendas.

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